O Fabuloso mundo dos vinhos na França

La Cité du Vin


Aberto em 2016, próximo a Bordeaux, encontra-se o maior museu do vinho. Um projeto arquitetônico grandioso inspirado nas curvas e voltas que o vinho faz ao ser despejado em uma taça. São oito andares com muitas atrações e história sobre vinhos ao longo dos anos nas diversas culturas.

A França se destaca mundialmente por ter grandes produtoras de vinhos da melhor qualidade principalmente nas regiões da Borgonha, Champanhe e Bordeaux
Para se conhecer as vinícolas dessas regiões é necessário fazer um agendamento com muita antecedência através de agências que oferecem, vários tipos de tours com guias especializados e em língua portuguesa.
É possível se construir roteiros enogastronômicos por toda a região com muita qualidade.

Borgonha


A região da Borgonha, no centro-leste da França com uma extensão de 175 km, tem o maior cultivo das uvas Pinot Noir e Chardonnay que resultam na produção de vinhos mais leves e sofisticados.

Dijon


No entanto, o trecho onde se concentram as vinícolas mais prestigiadas e abertas à visitação está entre as cidades de Dijon e Beaune, sendo conhecido como Rota dos Grands Crus, considerados vinhedos de grau excelente.

Após visitar as vinícolas, para completar, nada melhor do que uma experiência gastronômica saboreando os pratos típicos da região como o ovo poché a base de vinho e o boeuf-bourguignon – carne cozida no vinho, harmonizados com os maravilhosos vinhos da Borgonha.

Château Moet & Chandon


Região de Champagne: ao norte de Paris – 45 minutos de trem bala – ficam Reims e Epernay consideradas capitais do champanhe. Seus vinhedos, Maisons de Champagne e caves são considerados Patrimônio Mundial da Unesco desde 2015.
As maisons mais visitadas e famosas são Moet & Chandon, fundada em 1743, G.H. Mumm, champanhe oficial da Fórmula 1, Veuve Clicquot, Taittinger, Ruinart e outras.

Place de La Bourse, Bordeaux

Bordeaux está situada às margens do rio Garonne com uma arquitetura do século XVII. Tem como uma das suas atrações a Praça da Bolsa, um espaço livre com um enorme espelho d’agua, que, de tempos em tempos, asperge uma névoa de água usada para refrescar os visitantes durante o verão. No entanto, a maior fama da região de Bordeaux se deve às suas vinícolas com seus inúmeros châteaux.

Château Las Combes


Os mais grandiosos são Château Margaux, Château Lafite-Rothschild, Château Haut-Brion e Château Cheval Blanc com visitas extremamente restritas.
No entanto, existem outros abertos à visitação como Château Pichon Longueville, Château Gruaud Larose, Château Las Combes, Château La Dominique dentre outros, que vale muito a pena serem conhecidos.

Saint-Émilion


Na região de Bordeaux temos a Vila de Saint-Émilion com muitas boas vinícolas ao seu redor, como as do Château Pavie e Château La Dominique.
Vale a pena contratar um guia turístico para um tour em algumas vinícolas, o complexo subterrâneo no centro histórico, a Grotte de L’Ermitage gruta onde morava o monge Émilion e a igreja Monolítica, a maior igreja subterrânea da Europa construída no século IX a partir de uma pedra.

Se ficou com vontade de viajar para essa região, nós podemos te ajudar na elaboração de todo o roteiro.